A maior premiação de TIC para a gestão pública do país

O Prêmio ABEP-TIC de Excelência em Governo Digital – Gov.Digital (antigo Prêmio e-Gov), foi criado pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia de Informação e Comunicação (ABEP-TIC), em 2002, em parceria com o Ministério da Economia.

O objetivo do Prêmio é reconhecer e incentivar o desenvolvimento de projetos e soluções de governo eletrônico nas administrações públicas federais, estaduais e municipais, assim como divulgar as iniciativas que, com o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação, visem a modernização da gestão pública em benefício do cidadão brasileiro.

O formulário estará disponível para submissões em 26/04/2024.

Categorias

Esta categoria reconhece soluções/iniciativas de governo digital que tenham foco especial nas questões internas do governo, tais como aumento de eficiência administrativa e efetividade de iniciativas, economia de recursos, aumento de produtividade e de desempenho.

Esta categoria reconhece soluções/iniciativas de governo digital que tenham foco especial no cidadão, user-driven, como melhores serviços públicos digitais, serviços one-stop, nível de serviço, qualidade do serviço, e outras formas de interface governo-cidadão, design de serviços digitais, abordagens digital-by-design, bem como os esforços para redução de tempos de atendimento e de migração para serviços parcial ou totalmente digitais aos cidadãos.

Esta categoria reconhece soluções/iniciativas de governo digital que tenham foco no estabelecimento gradativo do governo aberto, por meio de consultas populares, processos de participação social com decisão vinculante, colaboração, cocriação de soluções ou políticas públicas, transparência passiva e ativa, dados abertos para transparência e para a geração de inovações pela sociedade.

Esta categoria reconhece soluções/iniciativas com foco em abordagens data-driven, em tomada de decisão colegiada e colaborativa (atores governamentais e da sociedade), transparência e accountability, e estabelecimento de modelos, processos, práticas e mecanismos de governança no contexto de governo digital, tais como governança de TIC, governança de dados, e a não contratação de dívidas técnicas visando fácil manutenção.

Esta categoria reconhece soluções/iniciativas que tenham sido inclusive by design e que tenham considerado o perfil de grupos populacionais com baixa literacia digital, acessibilidade, tecnologias assistivas, e demais iniciativas para os serviços públicos serem acessíveis a toda a população.

Esta categoria reconhece soluções/iniciativas baseadas em Inteligência Artificial, tais como chatbots, compreensão de linguagem natural, ChatGPT e demais soluções de IA generativa, em soluções de automação, sistemas especialistas, tomada de decisão que gerem aumento de eficácia e efetividade, melhoria em serviços públicos e valor público ao cidadão. 

Prêmios Especiais

Esta categoria reconhece soluções/iniciativas que tragam respostas efetivas e úteis às necessidades ou demandas de interesse público e modifiquem aspectos do conjunto da sociedade, considerando a cocriação com o cidadão e possíveis stakeholders para gerar benefícios para os cidadãos.

Esta categoria reconhece soluções/iniciativas que tenham foco na sustentabilidade, com benefícios para a sociedade e o meio ambiente em consonância com os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU. Os ODS são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.

Será considerada, para fins da premiação máxima do presente concurso, através do Prêmio ABEP-TIC de Excelência em Governo Digital, a iniciativa que apresentar uma maior nota final envolvendo as categorias e-Serviços Públicos e e-Administração Pública, de acordo com os critérios estabelecidos no Artigo 5º. O Prêmio ABEP-TIC de Excelência em Governo Digital será destinado a uma única iniciativa. Poderão também ser premiadas com menção honrosa até três iniciativas em cada uma das categorias.

Concorra ao prêmio