Prêmio Desafio SECOP 2017

O prêmio DESAFIO SECOP é um incentivo criado pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de TIC (ABEP) para promover e premiar projetos com enfoque em soluções inovadoras para Governo. Este ano, na sua segunda edição, a oportunidade será aberta a candidatos de todo o Brasil. Cada entidade estadual de tecnologia fará sua pré-seleção.

​O objetivo da premiação é promover a cultura de “inovar”, permitindo captar projetos de caráter incremental, radical ou disruptivo que impactem a sociedade, devendo ter aplicabilidade na administração pública. Poderão participar da premiação estudantes, pesquisadores, Institutos ou Centros de Pesquisas e Inovação, Empresas Startups, Empresas ou Indústrias. Não poderão participar Empresas, Órgãos ou Autarquias Públicas.

Regulamento e inscrições no hotsite:

agenciati.wixsite.com/premioinovacao2017

 

Histórico

O ‘Desafio SECOP 2016’ reuniu vinte e cinco alunos da rede pública de ensino com a proposta de desenvolver soluções tecnológicas para problemáticas reais de órgãos de gestão estadual. O prêmio levou o nome do professor Aristóbulo Angelim, analista de sistemas e funcionário da empresa de Processamento de Dados Amazonas S.A (PRODAM), por iniciativa da ABEP em razão de sua notória contribuição no setor público e tecnológico.

A ideia vencedora do Desafio Secop 2016 foi o projeto Sistema de Proteção aos Motociclistas (Siprom), desenvolvida pelos discentes do Campus CMDI, Felipe Corrêa da Silva, (EIEL 31A), Carlos Emanuel da Costa Sousa, (EIEL 31 A) e Lucas Alexandre da Cunha Teixeira, (EIMEC 31 A). O projeto teve o objetivo de reduzir o número de acidentes e mortes causado pela falta de uso de capacetes, pois, o sensor instalado no mesmo só permite a partida da motocicleta quando o motociclista o coloca na cabeça.