Pernambuco – Gastronomia

A Cozinha Pernambucana é uma das mais ricas e criativas do Brasil. Os seus pratos típicos refletem fortemente a miscigenação de europeus, indígenas e africanos. Uma culinária criada nas aldeias indígenas, na casa grande e na senzala, nas cozinhas dos mosteiros, nos terreiros de xangô e na beira da praia.

A diversidade da gastronomia local é capaz de deixar qualquer um com água na boca. Tem sarapatel, buchada, dobradinha, mão-de-vaca, cozido, chambaril, peixada pernambucana, macaxeira com charque e a tradicional carne-de-sol. Achou pouco? Para a sobremesa tem os deliciosos bolo de rolo e Souza Leão. Sem falar da Cartola, feita com banana frita, queijo, canela e açúcar.

Não é para menos que o Recife ostenta o título de primeiro pólo gastronômico do Nordeste e terceiro do Brasil, atrás apenas de São Paulo e do Rio de Janeiro. Um verdadeiro festival de sabores está à disposição do turista, que pode provar desde a mais deliciosa comida caseira ao mais sofisticado prato da culinária internacional. Segundo estimativa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Pernambuco (Abrasel-PE), são mais de 1,7 mil bares e restaurantes espalhados pela cidade, gerando 120 mil empregos diretos e indiretos.