Curiosidades

Recife

Aqui você encontrará cultura, história, gastronomia e alegria em um só lugar. Porta de entrada do Nordeste brasileiro, Recife além de belas paisagens – com pontes e rios cortando toda a cidade, atrai milhares de turistas todos os anos. Rica em manifestações culturais e folclóricas, suas raízes estão sempre traduzidas em sua essência artística e preservadas como importante patrimônio.

Em grandes eventos como seu famoso Carnaval, o som do frevo arrasta multidões embalando o desfile de blocos e troças, que se misturam a outros ritmos como maracatu, caboclinho, forró, ciranda, coco de roda e até mesmo música eletrônica. O grande destaque é o Galo da Madrugada – reconhecido como o maior bloco carnavalesco do mundo pelo Guinness Book – que entoa pelas ruas do Bairro de São José, há 36 anos: “Ei pessoal, vem moçada! Carnaval começa no Galo da Madrugada”.

Mas não só de festa vive Recife. Com mais de 1,5 milhão de habitantes, a região metropolitana da capital pernambucana tem um aglomerado econômico de grande densidade e liderança regional, abrigando as principais indústrias do Estado e consolidando-se como um moderno polo de serviços. Recife é considerado o primeiro polo gastronômico do Nordeste, o segundo polo médico do Brasil, além de abrigar o maior parque tecnológico do País, conhecido como Porto Digital.
Recife é tudo isso. Bela por natureza. E cheia de personalidade.

Recife e suas Pontes: Foto Recife Convention & Visitors Bureau

 

Olinda
Roteiro obrigatório de turistas nacionais e estrangeiros, Olinda recebe diariamente centenas de visitantes, que sobem e descem suas ladeiras íngremes e percorrem suas ruas estreitas em busca da natureza exuberante e da arquitetura quatrocentista, que lhe assegurara o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, concedido pela Unesco em 1982.
A novidade é que hoje, além de seu passado de lutas libertárias, do casario colonial e da bela paisagem, Olinda oferece ao visitante uma rede de bons restaurantes, bares e hotéis e já começa a se firmar, inclusive, como novo pólo gastronômico da Região Metropolitana do Recife, atraindo tanto turistas quanto moradores das cidades circunvizinhas.
Outro aspecto importante no perfil turístico de Olinda é a vitalidade cultural que a cidade costuma mostrar. São inúmeros eventos promovidos pela administração pública municipal ou por produtores culturais independentes, criando na cidade um clima de festa que dura o ano inteiro.
Além disso, Olinda oferece ao visitante a oportunidade de conhecer obras de artistas plásticos de renome internacional, como João Câmara, Tereza Costa Rego, Guita Charifker e outros artesãos anônimos, espalhados nos 71 ateliês existentes na cidade.
Os artistas populares também têm seu lugar em Olinda. Componentes de centenas de agremiações carnavalescas, que compõem o outro lado da moeda olindense, que de profundamente religiosa transmuta-se, anualmente, na capital da maior festa pagã do mundo, o Carnaval. Veja a seguir um breve roteiro turístico da Marim dos Caetés.

Olinda: Foto Jan Ribeiro / Pref. Olinda

 

Porto de Galinhas
Localizada no município de Ipojuca e 50km de Recife, Porto de Galinhas é o principal polo turístico do litoral sul de Pernambuco. Sua fama se deve à diversidade de belezas naturais, como o manguezal e a praia de areia branca, coqueirais e águas cristalinas, com temperatura média de 28ºc. Uma verdadeira piscina natural que abriga peixes coloridos e tartarugas em meio ao cenário paradisíaco formado pelos arrecifes de corais.

Porto de Galinhas: Foto Recife Convention & Visitors Bureau