Palestrantes

debora

Déborah Arôxa

É Bacharel em Administração com Ênfase em Análise de Sistemas pela Universidade Tiradentes, Pós Graduada em Organização, Planejamento e Recursos Humanos pela Universidade Tiradentes, autora dos livros BSC em BPM: Desmistificando Conceitos para Concretizar Sonhos (2012) e Transformando Organizações Públicas: Um novo olhar para o atendimento ao cidadão (2013). 

Membro do Comitê Consultivo do Gespública, diretora do departamento de Transferências Voluntárias /Seges – Ministério do Planejamento; Coordenadora do Grupo de Trabalho de Governança Coorporativa do Segmento Áreas de Integração para o Governo Eletrônico do e-Ping; Suplente do Grupo de Trabalho Open Data Service do Segmento Áreas de Integração para o Governo Eletrônico do e-Ping.

fabio

Fabio Gandour

É cientista-chefe do Laboratório de Pesquisa da IBM Brasil. Foi pioneiro em vislumbrar a necessidade de se criar um laboratório de pesquisa no Brasil para concentrar esforços em inovação e produzir um impacto positivo nos negócios. Para sustentar essa visão, promove os conceitos de “Ciência como Negócio”, no Brasil e no âmbito internacional.

 Graduado em Medicina pela Universidade de Brasília e PhD em Ciências da Computação. Ao longo de sua carreira, já se dedicou ao desenvolvimento de soluções com base em tecnologia e estratégias de marketing. Mais recentemente, dedica-se a processos inovadores aplicados em múltiplas indústrias e na área de serviços.

 É membro da IBM Academy of Technology e da New York City Academy of Sciences, duas instituições tradicionais no contexto da Inovação, Ciência, Tecnologia e Pesquisa. Sua característica pessoal mais marcante é a habilidade de explicar conceito complexos de forma simples, apoiado por metáforas muito bem construídas. Esta habilidade é, ao mesmo tempo, sua marca registrada e sua maior vantagem competitiva.

leonardo

Leandro Bissoli

É Sócio Diretor de Estratégia e Negócios do Escritório Patrícia Peck Pinheiro Advogados. Bissoli é coautor dos Livros: “Direito Digital Aplicado 2.0”, pela Revista dos Tribunais – TR; do áudio-livro “Eleições Digitais”, pela Editora Saraiva; e do livro “Direito Digital Aplicado”, pela Intelligence. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Digital (IBDDIG). É ainda autor de dezenas de artigos relacionados ao Direito Digital; Palestrante em centenas de eventos relacionados ao Direito Digital; além de Especialista entrevistado em centenas de matérias envolvendo temas relacionados ao Direito Digital.

marcelo

Marcelo Barros

É economista e mestre em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco. Ele foi professor da Universidade de Pernambuco e da Faculdade Boa Viagem. Atuou como consultor e pesquisador nas áreas de economia regional e finanças públicas, possuindo no currículo publicações nacionais e internacionais. Entre 2009 e 2010, foi secretário de Finanças da Prefeitura do Recife. Atuou como superintendente técnico da Secretaria da Fazenda de Pernambuco nos dois anos seguintes. Em 2013, assumiu a Secretaria de Finanças de Ipojuca. Entre março de 2015 e maio de 2016, comandou a gestão da Perpart. Em maio de 2016, foi empossado secretário da Fazenda do Estado de Pernambuco, cargo que ocupa no momento.

Marcus

Marcus Vinícius

É especialista em Organização, Planejamento, Sistemas e Métodos; MBA em Estratégia Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e em Comunicação com o Mercado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Sua trajetória profissional inclui, desde 1982, diversos cargos estratégicos no Serpro e em outros órgãos da Administração Pública Federal.

Atua como Coordenador de Integração e Interoperabilidade no SERPRO, fazendo parte da Coordenação-Geral da Arquitetura e-PING de Interoperabilidade do Governo Brasileiro, e como Coordenador do Segmento Áreas para Integração do Governo Eletrônico, aonde conduz a iniciativa de implementação do FACIN. Possui artigos publicados em livros e blogs especializados, como o “Comunidade Áreas de Integração”, do qual foi criador.N.

Murilo

Murilo Gun

É um dos pioneiros da internet no Brasil. Ganhou dois prêmios iBest como melhor site pessoal, publicou dois livros sobre internet e foi empresário por 10 anos. Formado em Administração, com MBA em Gestão, deixou a vida de empresário para ser comediante. Com seu show solo, Propaganda Enganosa (disponível no NetFlix), viajou por todo o Brasil e na TV trabalhou como apresentador do República do Stand-up (Comedy Central), Amigos da Onça (SBT) e A Pergunta Que Não Quer Calar (Multishow). Em 2014, foi selecionado entre 80 empreendedores do mundo para morar 10 semanas no NASA Research Park, no Vale do Silício, estudando inovações disruptivas na Singularity University. Atualmente dá palestras sobre criatividade, inovação e empreendedorismo.

 Fora do Brasil, já apresentou sua teoria sobre criatividade no maior e mais antigo congresso de Criatividade do Mundo: CPSI – em Buffalo (EUA), no CREA: Congresso de Criatividade , em Levanti (Itália), no Red Innova: Congresso de Empreendedorismo – em Buenos Aires (Argentina) e no SIGEF: Fórum de inovação social e ética – em Genebra (Suíça). Com base nessa experiência em criatividade, criou o curso online Reaprendizagem Criativa, que atualmente conta com mais de 2.800 alunos.

ROBERTO

Roberto Severo

É Country Director do The Open Group, detentor do framework TOGAF® de Arquitetura Corporativa. Certificado em TOGAF, atualmente também é presidente da AEA (Association of Enterprise Architects) Capítulo Brasil. Especializado em Arquitetura Corporativa, desde 2008 faz palestras, em eventos internacionais e nacionais de relevância, como Londres, San Francisco e São Paulo.

Gerenciou o grupo de tradução do Glossário do TOGAF 9.1, fez a tradução oficial (Van Haren Publishers) do “TOGAF 9.1 – A Pocket Guide”, e liderou a equipe de tradução do material de treinamento oficial de TOGAF 9.1 para o português brasileiro.
Acredita que Arquitetura Corporativa é fundamentado em pessoas e deve primar pelo tripé: Educação, Comunicação e Cultura para gerar valor e ser bem sucedido alinhando a estratégia com a execução.

José Carlos Cavalcanti

Engenheiro Civil pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE;  MSc em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ; PhD em Economia pela University of Manchester- Manchester/Inglaterra; Professor da UFPE nos cursos de Economia e Sistemas de Informação; Ex-Coordenador do Grupo de Economia de Redes do Primeiro Comitê Gestor da Internet no Brasil; Ex-Presidente da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco-FACEPE; Conselheiro Fundador do Porto Digital; Ex-Secretário Adjunto de C&T de Pernambuco; Co-Fundador da empresa Creativante;  Consultor de empresas e organizações; Autor do livro “Effects of IT on Enterprise Architecture, Governance and Growth”, publicado nos EUA em  2015 pela IGI-Global; Conselheiro da In Forma S/A; Consultor do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações- MCTIC em projetos da Lei do Bem